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Publicada em: 24/02/2011

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A reeducação alimentar é sempre o primeiro passo nos tratamentos de triglicérides e colesterol altos, hipertensão e diabetes. Escolher bem o que você come é chave para manter todos os índices sob controle.

Triglicérides

O que é: Trata-se da nossa maior fonte de energia . Os triglicérides agrupam três unidades de ácidos graxos, que são a menor unidade de gordura existente. Para se formarem, os triglicérides não dependem apenas da ingestão de gorduras. Sempre que comemos em excesso, o que sobra é transformado em triglicérides e armazenado no organismo. O maior problema é que ele tende a se depositar ao redor do fígado, prejudicando-o. Também diminuem os níveis de HDL, possuem ação oxidante e inflamatória e são até capazes de lesionar a parede interna dos vasos. Para que isso tudo seja evitado, os índices de triglicérides deve ser mantido sempre abaixo de 150 mg/dl.

Como controlar: evitar todo o tipo de excesso à mesa, já que os triglicérides representam a principal ferramenta que o nosso organismo utiliza para armazenar gordura no tecido adiposo, na tentativa de abastecer nossas reservas de energia. Cortar gorduras ruins e substituí-las pelas boas, como no caso do colesterol alto, também é fundamental.

5 alimentos que não podem faltar na sua dieta:

Salmão, farinha de feijão branco, limão, berinjela e nozes.

Por que fazem bem: salmão, fonte de ômega- 3, reduz os níveis de triglicérides. Já a farinha de feijão branco contém uma proteína (faseolamina) capaz de diminuir a absorção dos triglicérides. O limão, cheio de polifenóis, facilita o metabolismo das gorduras, diminuindo a fabricação de triglicérides pelo fígado. A berinjela é adstringente e as nozes são anti-inflamatórias e antioxidantes.

O que cortar:

Excesso de massas, carnes gordas, doces, frituras, bebidas alcoólicas, vísceras, camarão, embutidos, cortes de aves com pele, leite integral e seus derivados.

Por que fazem mal: “Os carboidratos provenientes das massas dos doces têm a capacidade de diminuir a oxidação das gorduras, causando um aumento de sua concentração no sangue. Alimentos que apresentam um teor muito elevado de gorduras saturadas e trans também contribuem para levar os níveis de triglicérides às alturas”, alerta o nutricionista Ricardo Zanuto, doutor em Fisiologia e Biofísica. As bebidas alcoólicas são tão perigosas quanto.

Fonte: Revista Viva Saúde. Número 91

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