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Publicada em: 02/03/2011

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A reeducação alimentar é sempre o primeiro passo nos tratamentos de triglicérides e colesterol altos, hipertensão e diabetes. Escolher bem o que você come é chave para manter todos os índices sob controle.

Colesterol

O que é: uma gordura que circula no sangue e integra todas as nossa células, tornando-as mais fluidas e permitindo a entrada e saída de substâncias. O colesterol é essencial para garantir a atividade do sistema nervoso e a síntese de hormônios. O grande problema é que, para se locomover, ele precisa de uma lipoproteína de baixa densidade, o LDL. É ele que circula pelos tecidos e que pode, quando em excesso, obstruir as artérias. “O LDL é precursor da aterosclerose e pode causar complicações cardiovasculares sérias”, diz a nutricionista Ana Carolina Gagliardi”. O ideal é que o nível de colesterol total fique abaixo de 200 mg/dl e que o LDL não ultrapasse 100 mg/dl.

Como controlar: O principal objetivo da dieta é diminuir o LDL e aumentar o HDL (colesterol bom) no sangue. O HDL traz de volta para o fígado todo o colesterol que está sobrando no corpo, corrigindo parte dos estragos feitos pelo LDL. O segredo, então, é aumentar o consumo de alimentos fontes de boas gorduras, as monoinsaturadas.

5 alimentos que não podem faltar na sua dieta:

Aveia, leite de soja, azeite de oliva extravirgem, feijão-de- corda integral e tomate.

Por que fazem bem: a aveia possui alto teor de fibras solúveis, que diminuem a absorção de colesterol pelo organismo. Já a proteína de soja é rica em saponina, com ação comprovada na redução da absorção do colesterol no fígado, tanto quanto a vicilina do feijão-de-corda. O azeite é uma das melhores fontes de gordura monoinsaturada. E o tomate, por fim, contém licopeno, que atua como antioxidante, prevenindo e combatendo a formação de placas de gordura.

O que cortar:

Frituras, embutidos, cortes de aves com pele, leite integral, bolos prontos, bacon, carnes vermelhas em excesso, maionese e manteiga.

Por que fazem mal: apresentam gorduras saturadas e trans, que aumentam a produção de colesterol pelo fígado e os níveis de LDL. “Essas gorduras são a parte mais saborosa dos alimentos e, infelizmente, não têm um substituto à altura. Porém, vale investir em trocas inteligentes para poupar a saúde. Assim, substitua o bacon do feijão pelo alho e pela cebola”, indica a endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva, diretora do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen).

Fonte: Revista Viva Saúde. Número 91

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