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Publicada em: 29/04/2011

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A reeducação alimentar é sempre o primeiro passo nos tratamentos de triglicérides e colesterol altos, hipertensão e diabetes. Escolher bem o que você come é chave para manter todos os índices sob controle.

Hipertensão

O que é: “O coração realiza o bombeamento de sangue para os vasos, encarregados, por sua vez, de distribuir esse fluido por todo o corpo. A pressão arterial é a tensão que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos”, esclarece Ricardo Zanuto, doutor em Fisiologia e Biofísica. Em pessoas hipertensas, esta pressão é elevada e, se não for tratada a tempo, aumenta a prevalência de AVC em 40% e de infartos em 25%. “Em geral, para serem considerados ideais, os níveis de pressão máxima (sistólica) e mínima (diastólica) precisam estar abaixo de 140 e 90, respectivamente”, explica o nefrologista Décio Mion, chefe da Unidade de Hipertensão do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Como controlar: o consumo excessivo de sal é um dos principais causadores de hipertensão. “Para o controle da doença, adotamos um padrão alimentar conhecido como DASH. Ele prevê restrição de todos os pratos ricos em sódio e consumo aumentado de vegetais, grãos integrais, carne de peixe e aves magras, azeite de oliva extravirgem e oleaginosas, que garantem um aporte adequado de magnésio, potássio, cálcio, proteínas e fibras”, explica a nutricionista Renata Gonçalves, do Grupo de Nutrição Humana (Ganep).

5 alimentos que não podem faltar na sua dieta: aipo, brócolis, cebola, e abóbora.

Por que fazem bem: o aipo é um excelente diurético, ajudando a evitar o acúmulo de substâncias tóxicas nocivas ao coração e ao sistema nervoso. Já o brócoli é rico em ácido fólico, fitoestrógenos, cálcio, magnésio e vitamina C, que auxiliam na regulação da pressão. A cebola , graças à quercetina, e o alho, que possui alicina, favorecem a circulação sanguínea. A abóbora é fonte de betacaroteno e antioxidantes, que atuam no controle da pressão arterial. Devido à vida corrida que vivemos, nem sempre é possível nos alimentarmos de maneira correta, por isso devemos suplementar a nossa dieta com as substâncias citadas na forma de cápsulas. Chás como cavalinha, carqueja devido seu poder diurético podem ser úteis. Consulte seu médico ou nutricionista.

O que cortar:

Excesso de sal, molho inglês, shoyu, ketchup, caldos de carnes e legumes, alimentos industrializados com alto teor de sódio, embutidos, enlatados e bebidas alcoólicas.

Por que fazem fazem mal: “O sal aumenta a retenção de líquidos no organismo, o que influencia diretamente a pressão, fazendo- a subir”, diz Mion. Porém, tão importante quanto cortar o sal durante o preparo dos pratos, é evitar os alimentos prontos e os que são conservados à base de sal. “ A ingestão de álcool por períodos prolongados também é associada à pressão alta, aumentando a probabilidade de sofrer de complicações cardiovasculares”, adverte Maria Gandini, da RG Nutri Consultoria Nutricional.

Fonte: Revista Viva Saúde. Número 91

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