(11) 4992-3345

(11) 97178-4752 - WhatsApp

Os malefÍcios do tempo seco de inverno

Publicada em: 02/07/2018

Compartilhe

O maior malefício da baixa umidade do ar é a desidratação das células, principalmente da pele e das mucosas. Narinas e olhos ressecados, cansaço e dor de cabeça são sintomas que podem aparecer quando faltam água e sais minerais no organismo. Com o tempo seco cresce a prevalência de doenças como rinite e conjuntivite alérgicas, pois os agentes causadores das alergias – como poeira, poluição e pelos de animais – ficam mais tempo suspensos no ar.

Algumas doenças causadas pelo tempo seco:

Rinite alérgica

Quando o organismo entra em contato com alérgenos, cria defesas para que eles não cheguem a outras partes do corpo, como o pulmão. Espirros e coriza, por exemplo, são maneiras de eliminar esses agentes. "No tempo seco, há mais substâncias tóxicas e micropartículas de poeiras suspensas no ar. Isso irrita a mucosa nasal e pode causar a rinite alérgica", explica Alberto Coimbra, pneumologista e membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Dermatite

Coceira e vermelhidão na pele podem ser sinais de dermatite, uma inflamação ocasionada por substâncias irritantes como pólen. No tempo seco, a maior concentração de agentes alérgenos no ar eleva o risco de contato do organismo com esses elementos. Além disso, a pele desidratada perde a sua camada de gordura, uma barreira contra agressores externos. "Usar hidratantes ajuda a evitar dermatites, pois esses produtos possuem substâncias que retêm água na pele", afirma a alergista e imunologista Alexandra Sayuri Watabe, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

 

Além de outras como Faringite, Asma, Sinusite e Conjutivites alérgicas.

Prevenção

Beber pelo menos 2 litros de água por dia, hidratar as narinas com soro fisiológico, pingar colírio nos olhos, espalhar toalhas molhadas e bacias de água pelo quarto e hidratar bem a pele são algumas medidas para combater as doenças causadas pelo ar seco.

 

Conheça alguns produtos que podem auxiliar no tratamento destas doenças:

- Rinidon e Sinudoron Weleda

- Creme de ureia com silicone e calêndula

- Stodal Xarope

- Xarope de Mel, Guaco e Própolis

Voltar

Horários de Atendimento: de segunda a sexta das 8:00 às 18:30 / aos sábados das 8:00 às 13:00

Loja Virtual - Formas de Pagamento - Orientações - Localização

Rua José Bonifácio 147 - Vila Assunçäo - Santo André - SP - Cep: 09030-550

© 2010-2018 Vitaly Farmácia de Manipulação e Homeopatia. Todos os direitos reservados

L2 Midia